Além de Serra dos Aimorés, conheça as outras dez cidades que concorreram com chapa única para Prefeito
As eleições municipais de 2024 trouxeram um cenário curioso em diversas cidades do leste de Minas Gerais: 10 municípios tiveram apenas um candidato disputando a prefeitura, o que evidenciou a ausência de oposição política em algumas regiões. Entre essas cidades, Serra dos Aimorés, que fica ao lado de Nanuque, chamou a atenção dos eleitores pela tranquilidade do processo eleitoral.
O candidato Ed Wander Pinto (AVANTE), concorreu as eleições com tranquilidade sem concorrentes, o que garantiu uma campanha menos acalorada como à exemplo de Nanuque. Wander Pinto, que precisaria apenas do voto dele para eleger, acredito que Wnader tenha apenas descansado enquanto pensava em como colocar em prática tudo aquilo que possa ter o feito candidato único em Serra dos Aimorés.
Esse cenário de chapa única não foi exclusivo de Serra. Outras nove cidades do leste mineiro também concorreram com prefeitos e vices chapa única, onde candidatos não enfrentaram oposição. Entre os motivos para esse fato, especialistas apontam fatores como a dificuldade de formar grupos políticos fortes e a desistência de partidos menores em lançar candidatos, devido à popularidade do candidato dominante ou a acordos políticos locais.
Veja a lista abaixo das outras 9 cidades do leste de Minas Gerais com chapa única:
Itaobim – Fabiano Fernandes Silva Ribeiro, candidato à reeleição pelo Republicanos.
Bandeira – Sidnei Alves dos Santos, atual prefeito, também concorreu pelo Republicanos.
Alpercata – Rafael Augusto França Oliveira Machado, do PSD, concorreu à reeleição.
Campanário – Fausto Duarte, pelo Republicanos, buscando a reeleição.
Franciscópolis – Nilton dos Santos Coimbra, do PDT, é outro prefeito que concorreu sozinho.
Iapu – José Pereira Viana, do União Brasil, disputou a reeleição.
Pingo-D'Água – Artur Carlos da Silva, candidato pelo MDB.
Carmésia – Atos Tácio Soares de Oliveira, do Avante, também candidato único.
São Sebastião do Maranhão – Sabrina Mesquita Lima, prefeita, concorrendo pelo Mobilização Nacional.
Agora, com a eleição concluída e Wander como prefeito eleito, a expectativa dos moradores de Serra dos Aimorés é por um governo que continue a responder aos desafios da cidade e trazer melhorias para a vida da população.