Homem que Gravou Vídeo Racista e Publicou nas Redes Sociais é Preso em Belo Horizonte

Nesta quarta-feira (23), a Polícia Militar prendeu Alessandro Pereira de Oliveira, de 36 anos, autor de um vídeo com teor racista que repercutiu nas redes sociais. O suspeito, que já possuía vários antecedentes criminais, estava com um mandado de prisão em aberto pelo crime de violência doméstica e familiar contra mulher, o que levou à sua recaptura.

Homem que Gravou Vídeo Racista e Publicou nas Redes Sociais é Preso em Belo Horizonte
Foto: Reprodução / Internet
Publicidade
Publicidade

Alessandro, ex-funcionário de um bar na capital mineira, causou indignação ao afirmar em seu vídeo que "pessoas pretas têm que tomar água do vaso" e criticar a abolição da escravidão no Brasil. O conteúdo ofensivo foi compartilhado na madrugada de sexta-feira (18), gerando grande repercussão nas redes sociais e indignação popular.

Após a divulgação do vídeo, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) solicitou uma investigação policial para apurar o caso. No entanto, a prisão de Alessandro ocorreu devido ao mandado já existente por violência doméstica.

O bar onde ele trabalhava, localizado no bairro Universitário, na Região da Pampulha, demitiu o funcionário assim que o dono tomou conhecimento do vídeo. A mensagem de ódio proferida por Alessandro incluía críticas à Lei Áurea, de 1888, que aboliu a escravidão no Brasil, além de declarações racistas.

O caso gerou revolta em todo o país e reforçou a urgência de medidas contra o racismo e a disseminação de discursos de ódio nas redes sociais.